A ALESP (Assembleia Legislativa de São Paulo) realizou, nesta sexta-feira (15/08), uma audiência pública, para discutir o processo de elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA)
Os principais objetivos são de ouvir a população e representantes locais, interessados em apresentar necessidades e prioridades da sua cidade ou região (ex.: obras, investimentos, serviços de saúde, segurança, educação). Democratizar o planejamento orçamentário, levando a discussão do orçamento para fora do plenário da Alesp, permitindo que cidadãos que não podem ir até a capital participem diretamente do processo. Definir prioridades regionais ajudando os deputados a compreender as demandas específicas de cada localidade e podem influenciar a destinação de recursos no orçamento do Estado. Garantir transparência permitindo que a sociedade acompanhe como o dinheiro público será previsto e aplicado, fortalecendo o controle social sobre o uso dos recursos. Subsidiar a elaboração final da lei orçamentária, já que as contribuições coletadas são registradas e analisadas pelas comissões permanentes (principalmente a Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento), podendo se transformar em emendas ao orçamento.
Esta foi a 5ª audiência de 30 que serão realizadas até outubro, sendo realizada pela primeira vez em Bady Bassitt.
Os vereadores da Casa, Vanderlei Barufi, Lidiane Vieira, Laércio Joaquim Pereira, Deusivaldo Pereira Lima, João Carlos Vieira, GIlmarques Ribeiro da SIlva, Orlando Pinto da SIlva Júnior, Diego Rodrigues, Mário Imada e Isabel Ramires, ao lado da presidente Fabrícia Caldeira, protocolaram 12 ofícios de pedidos à Comissão, entre eles, uma nova ambulância, reforma da ponte do Trídico, reforma na BBS-20, um caminhão-pipa, verba para a causa animal, criação de um Ponto de Apoio, uma nova Escola Estadual para ensino médio, nova base para a Polícia Militar e, principalmente, verba e melhorias na mobilidade urbana, em relação à novos acessos para Bady e anel viário.
“É uma honra pra gente sediar essa audiência pública, pela primeira vez em nossa cidade. Tivemos o privilégio de fazer solicitações ‘direto na fonte’, direto para os deputados que integram a Comissão responsável pela organização dessas verbas. Fizemos vários pedidos, na esperança de que sejamos atendidos”, afirma a presidente Fabrícia Caldeira.
Estiveram presentes vereadores e autoridades de Potirendaba, Tanabi, Sebastianópolis do Sul, Penápolis, Cardoso, Magda, Elisiário, Onda Verde, Cosmorama, Pedranópolis e São José do Rio Preto, que também usaram a tribuna e fizeram reivindicações para suas cidades.
Texto: Andressa ZAFALON
Assessora de Comunicação
Publicado em: 15 de agosto de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara