Bras
Acessibilidade | Área Restrita | Fale Conosco

Notícias


Programa de Saúde Mental nas Escolas é aprovado na Câmara de Bady

Imagem de 1749081225420-585

Os vereadores da Câmara de Bady Bassitt aprovaram, em segunda discussão, o Projeto de Lei (PL) nº33/2025, de autoria da presidente Fabrícia Caldeira e do vice Vanderlei Barufi.

 

O PL dispõe sobre a instituição do Programa de Saúde Mental nas Escolas e Comunidade Local, visando promover ações de prevenção, educação e acompanhamento psicológico à população, especialmente crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

O Programa prevê a implantação de atendimentos psicológicos periódicos nas escolas públicas, a realização de rodas de conversas, palestras e oficinas sobre saúde emocional, prevenção ao suicídio, bullying e uso de drogas, capacitação de professores e profissionais de saúde e assistência social, para identificação de sinais de sofrimento psíquico, criação de espaços de acolhimento psicológico em parceria com unidades de saúde e CRAS e atendimento psicológico itinerante nas comunidades mais afastadas ou com menor acesso aos serviços de saúde.

 

Vale ressaltar que o Poder Executivo poderá firmar parcerias com universidades, ONGs, psicólogos voluntários e conselhos de classe para a execução do Programa, regulamentadas através de Decreto. O Projeto segue para o Executivo, para sanção ou veto da Prefeita.

 

“Nas escolas, professores e gestores enfrentam diariamente situações envolvendo alunos com sinais claros de sofrimento Psicológico, muitas vezes agravados por contextos de violência, abandono, uso de drogas, pobreza e falta de diálogo familiar. Além disso, o número de casos de automutilação e tentativas de suicídio entre adolescentes têm crescido de forma alarmante, exigindo respostas concretas do poder público. Daí que o presente Projeto de Lei visa instituir um programa estruturado, contínuo e descentralizado de atenção à saúde mental, com foco na prevenção e no acolhimento por parte do Poder Público, que não pode ficar indiferente a essas questões”, destaca Fabrícia Caldeira, presidente do Le3gislativo e autora do Projeto.

 

Vanderlei Barufi, vice-presidente e também autor do Projeto, complementa dizendo que “por meio da presença de psicólogos nas escolas, capacitação de profissionais e ações comunitárias, será possível criar uma rede de proteção emocional mais eficaz para nossas crianças, jovens e famílias”.

 

Também em segunda discussão, foram aprovados os Projetos 30/2025, que dispõe sobre normas gerais para o serviço de transporte individual de passageiros em veículos automóveis de aluguel, os táxis; e também o Projeto 31/2025 que altera referência e cria vagas de cargo já existente no quadro de pessoal. Ambos os Projetos são de autoria do Executivo.

 

Texto: Andressa ZAFALON

Assessora de Comunicação


Outras Notícias

Fique por dentro

Na noite desta quarta-feira (29/10), os vereadores da Câmara Municipal aprovaram por unanimidade nova data para o 2º Programa de Regularização Fiscal – Refis. O Refis será válido de 3 de novembro a 12 de dezembro e poderão ser quitados os débitos...
  A Câmara Municipal de Bady Bassitt aprovou o Projeto de Lei nº 55/2025, que altera a legislação sobre a gratificação paga aos policiais militares que atuam em atividades delegadas no município. Com a mudança, a gratificação passa a ser de 150%...
  Na 14ª Sessão Ordinária desta quinta-feira (19/09), os vereadores de Bady Bassitt aprovaram, em caráter de urgência (com sessão extraordinária), o Projeto de Lei nº 43/2025 que permite, por tempo determinado, que quem tem construção ou terreno...
  O Projeto de Lei nº 41/2025, que dispõe sobre a concessão de auxílio combustível para deslocamento em situação de vulnerabilidade social, foi aprovado em segunda discussão, por unanimidade e em sessão extraordinária, pelos vereadores da Câmara...